segunda-feira, 21 de novembro de 2016

nietzsche e lou salomé

         Volto aqui para poder dizer o tamanho da minha admiração por nietzsche e poder dizer o quanto me pareço com ele. Vendo um de seus filmes ''Quando nietzsche chorou'' pude perceber como nossas vidas se assemelham, Nietz apaixonado por uma Russa chamada Lou Salomé fez das maiores loucuras que um homem  possa cometer por uma mulher: tentar o suicídio, confesso que nao cheguei a tal ponto, mas nao posso negar que essa ideia ja rodou em minha cabeça várias vezes.
          No filme em questão, Nietzsche escreve várias cartas para sua amada, que por sinal nunca foi correspondido. Uma de suas cartas diz o seguinte '' (...) Tens em mim o maior defensor, mas também o mais impiedoso juiz... De volta a Orta, decidira revelar toda a minha filosofia a ti. Oh! Não tens idéia do vulto dessa decisão: acreditei que não podia ter presenteado melhor a ninguém...
Naquela época, eu tendia a considerar-te uma visão e manifestação do meu ideal terreno. Por favor, observa que tenho uma péssima visão!
Penso que ninguém consegue pensar melhor em ti, mas tampouco pior.
Caso tivesse te criado, conceder-te-ia melhor saúde e muito além daquilo que é bem mais valioso... e talvez um pouco mais de amor por mim (embora isto não tenha a menor importância) e o mesmo se daria com o amigo Rée. Nem contigo nem com ele consigo proferir uma só palavra sobre questões de meu coração. Imagino que não tens idéia do que desejo? – mas este silêncio forçado é quase sufocante, porque gosto de vocês.''.
     

Um comentário:

  1. Adoro seus textos continue publicando, nunca mais vi seus textos por aqui. Grande pensador

    ResponderExcluir